Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


SAAE alerta moradores de Bebedouro para intensificar a economia de água

[ Por Valda Ravani | 11/01/2019 ]

Os cuidados devem ser redobrados pela manhã no horário de saída para o trabalho, e entre 11 e 13 horas

SAAE - SEDE

Para garantir que a água continue chegando com qualidade nas residências de Bebedouro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (SAAE) alerta aos moradores que intensifiquem a economia de água. Com a chegada do verão, o consumo aumenta muito e os cuidados precisam ser redobrados para evitar problemas com falta de água.

O diretor de Operações e Obras do SAAE, Zercio Largura Neto, explica que a economia de água deve ser rotineira, mas entre os horários de pico, pela manhã quando as pessoas saem de casa para o trabalho, e quando retornam para o almoço, entre 11h e 13h, é preciso mais atenção. "Pedimos a contribuição dos usuários, pois no verão o consumo de água aumenta, assim como a demanda de água tratada, podendo, em momentos do dia, diminuir a pressão na rede. Com o aumento da pressão, pode ocorrer o aparecimento de água com coloração escura devido à nova pressurização da rede. Posteriormente, a água volta ao normal".

O SAAE já está intensificando as manutenções e abastecimento com caminhões pipas na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bebedouro para agilizar o processo de tratamento e não haver um desabastecimento total. Nos próximos 30 dias, serão construídos dois novos filtros na ETA para aumentar a capacidade de tratamento.

"Estamos empenhados em solucionar o problema o quanto antes, principalmente para não haver problemas com uma coloração diferente na água, porém a população precisa economizar água para não faltar", informou o diretor, reforçando que, para quem ainda não tem, é imprescindível a instalação de uma caixa d'água na residência para ter uma reserva garantida por pelo menos 24 horas para evitar transtornos, conforme estabelece as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Algumas orientações para o consumo de água:

- Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;
- Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba;
- Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;
- Não use mangueira, mas balde e pano para limpar o carro;
- Evite lavar passeio (calçada);
- Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;
- Regule a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade;
- Verifique possíveis vazamentos internos (caixa d'água, torneiras, cano estourado e etc).

 

 

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook