Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Mutirão reforça combate à dengue em Pontal do Ipiranga

[ Por Paola Nali | 10/01/2019 ]

O mutirão acontece entre 8h e 12h30. É importante que os turistas e moradores estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes de endemias.

MUTIRÃO DENGUE PONTAL

O balneário do Pontal do Ipiranga recebe essa semana um mutirão de combate a dengue, promovido pela Vigilância em Saúde, da secretaria Municipal de Saúde. O trabalho, para intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela urbana, teve início nesta quarta-feira, dia 9 e acontece até esta sexta, 11. O mutirão acontece entre 8h e 12h30, por isso, é importante que os turistas e moradores estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes de endemias.

Os agentes de combate a endemias estão percorrendo as residências localizadas nas 1ª, 2ª e 3ª avenidas, onde se concentra hoje o maior foco do Aedes Aegypti. O trabalho é de eliminação de possíveis focos e, também, a conscientização dos turistas quanto aos cuidados quando fecharem as casas no fim da temporada de verão.

"Quando saírem das residências algumas providências precisam ser tomadas. É importante observar se a caixa d'água, vasos sanitários e ralos estão vedados - o ideal é com sacola plástica - e tomar muito cuidado com o recipiente que fica na parte de trás da geladeira. É preciso ainda recolher tudo que pode servir de criadouro do mosquito, não deixar lixo exposto ou resto de material de construção nos quintais", alerta a supervisora geral de Combate às Endemias, Luzinete Urbano da Silva.

Durante o mutirão está sendo distribuído material educativo. Para mais informações é só ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Três Barras, no telefone (27) 3371-4098 ou 98132-0157.


Procure a unidade de saúde
Diagnosticar a dengue com rapidez é uma das chaves para combater a doença com mais eficácia. Por isso, é importante ficar alerta quanto aos sintomas. "Se a pessoa apresentar três desses sintomas mais comuns que são febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações, vômito, diarréia, manchas vermelhas no corpo é preciso procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para notificação e acompanhamento", completou a supervisora geral de Combate às Endemias, Luzinete Urbano da Silva.

Dicas para combatermos o mosquito
- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d' água) e mantenha-os sempre limpos.
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

 

 

Mais fotos

MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL
MUTIRÃO DENGUE PONTAL

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook