Mutirão reforça combate à dengue em Pontal do Ipiranga

[ Por Paola Nali | 10/01/2019 ]

O mutirão acontece entre 8h e 12h30. É importante que os turistas e moradores estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes de endemias.

MUTIRÃO DENGUE PONTAL

O balneário do Pontal do Ipiranga recebe essa semana um mutirão de combate a dengue, promovido pela Vigilância em Saúde, da secretaria Municipal de Saúde. O trabalho, para intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela urbana, teve início nesta quarta-feira, dia 9 e acontece até esta sexta, 11. O mutirão acontece entre 8h e 12h30, por isso, é importante que os turistas e moradores estejam em casa para facilitar a entrada dos agentes de endemias.

Os agentes de combate a endemias estão percorrendo as residências localizadas nas 1ª, 2ª e 3ª avenidas, onde se concentra hoje o maior foco do Aedes Aegypti. O trabalho é de eliminação de possíveis focos e, também, a conscientização dos turistas quanto aos cuidados quando fecharem as casas no fim da temporada de verão.

"Quando saírem das residências algumas providências precisam ser tomadas. É importante observar se a caixa d'água, vasos sanitários e ralos estão vedados - o ideal é com sacola plástica - e tomar muito cuidado com o recipiente que fica na parte de trás da geladeira. É preciso ainda recolher tudo que pode servir de criadouro do mosquito, não deixar lixo exposto ou resto de material de construção nos quintais", alerta a supervisora geral de Combate às Endemias, Luzinete Urbano da Silva.

Durante o mutirão está sendo distribuído material educativo. Para mais informações é só ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Três Barras, no telefone (27) 3371-4098 ou 98132-0157.

Procure a unidade de saúde
Diagnosticar a dengue com rapidez é uma das chaves para combater a doença com mais eficácia. Por isso, é importante ficar alerta quanto aos sintomas. "Se a pessoa apresentar três desses sintomas mais comuns que são febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações, vômito, diarréia, manchas vermelhas no corpo é preciso procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para notificação e acompanhamento", completou a supervisora geral de Combate às Endemias, Luzinete Urbano da Silva.

Dicas para combatermos o mosquito
- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d' água) e mantenha-os sempre limpos.
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

MUTIRÃO DENGUE PONTAL