Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Artista conclui grafite de Tia Dulce no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto

[ Por Paola Nali | 07/12/2018 ]

O retrato da Tia Dulce em grafite é mais um painel criativo do projeto Transformações da Prefeitura de Linhares.

PROJETO TRANSFORMAÇÕES TIA DULCE

Por meio das mãos do artista plástico Edson Sagaz, conhecido como Sagaz, nasceu mais um painel criativo do projeto Transformações da Prefeitura de Linhares. Desta vez quem ganhou cores nas paredes externas do Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro da cidade, foi o retrato de Tia Dulce, figura história da mais antiga rua de Linhares: a Conceição.  É a quinta intervenção em grafite do artista em espaços públicos de Linhares. Antes ele retratou Irene, Chico Boneco e João da Santa nas paredes da Biblioteca Pública Municipal e deu mais vida ao Estádio Tafarel, no bairro Santa Cruz.

Tia Dulce deixou um legado na história e na cultura do município. Ela viu o pequeno povoado de Linhares se transformar numa das cidades mais importantes do Espírito Santo. "Este projeto é uma forma de presentear as comunidades com uma nova atmosfera de cores, aliados a uma bela homenagem a Tia Dulce, que foi artista de Linhares e faz parte da história desse município", destaca o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Segundo o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a homenagem é um resgate da importância cultural que Tia Dulce tem para Linhares e ainda uma forma de eternizar e ampliar a sua história para as novas gerações. "Nesta intervenção, o projeto Transformações teve o objetivo de homenagear e valorizar ainda mais a artista que Tia Dulce foi, além de agradecer o amor e carinho que ela tinha por Linhares. É uma forma de disseminarmos a importância que ela tem no cenário artístico-cultural do Município e que todas as gerações tenham conhecimento disto", destacou o secretário.

O grafiteiro Sagaz destaca a iniciativa da Prefeitura como uma forma de trazer conhecimento e visibilidade a arte. "O grafite existe há tempos na cidade de forma meio alternativa. Temos tido reconhecimento das autoridades e com isso foram abrindo espaços, como estes aqui em Linhares. É importante esse reconhecimento de um trabalho antes apenas de rua e que agora toma conta de prédios públicos em forma de cor e de arte", comemora o artista.

Tia Dulce

Dulce Campos Pestana, a Tia Dulce, como era carinhosamente conhecida pelos linharenses faleceu no dia 8 de dezembro de 2013, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Linhares. Ela residia na Rua da Conceição, rua onde teve início a história de Linhares. Tia Dulce era artista e da janela de sua casa ela viu o pequeno povoado, que fazia parte de Colatina crescer e se transformar em um dos municípios mais importantes do Estado.

Projeto Transformações

O projeto Transformações foi criado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e tem como essência a sustentabilidade. Além de colorir a cidade com a arte do grafite, o projeto sempre inclui oficinas sobre diversas técnicas desta arte urbana para os estudantes do município e público em geral.

 

 

Mais fotos

PROJETO TRANSFORMAÇÕES TIA DULCE

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook