Programa de Resistência e Cidadania realiza formatura de alunos da rede municipal nesta quarta (5)

[ Por Alexandre Araújo | 04/12/2018 ]

A cerimônia será realizada às 14 horas no auditório do Colégio Estadual, no bairro Shell.

PRECI

Nesta quarta-feira (5), ás 14 horas, será realizada a cerimônia de formatura da primeira turma de mais de 300 alunos da rede municipal de ensino que participaram do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). O evento será no auditório do Colégio Estadual, no bairro Shell. O Preci é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Os formandos são estudantes das escolas municipais de ensino fundamental Roberto Calmon, no Aviso, e Antonio Fernandes e Caic, no bairro Interlagos. O Preci propicia o envolvimento da escola, família, Guarda Civil Municipal e Agentes Municipais de Trânsito no desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

O Secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, destacou a importância do trabalho e da atuação das equipes da Guarda Civil Municipal e dos Agentes Municipais de Trânsito. "O Preci dá aos adolescentes das nossas escolas subsídios para que possam optar pelo melhor caminho. Munidos de informação e conscientes dos prejuízos das drogas, nossos alunos terão muito mais firmeza para se afastar delas", destaca o secretário.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, afirma que a iniciativa é de extrema importância para a construção do caráter das crianças. "Conscientizar as crianças do perigo do envolvimento com as drogas é uma ação muito importante. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos, através do Preci chegarão às famílias e às comunidades em que essas crianças estão inseridas, contribuindo para o fortalecimento dessa mensagem de combate à violência", ponderou.

O Preci

Numa primeira etapa, os profissionais das secretarias de Segurança Pública, envolvidos diretamente no Preci, receberam uma formação oferecida pelo 12º. Batalhão da Polícia Militar para desenvolver nos estudantes  habilidades e recursos para lidar com influências sociais, além de conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde.

Após as formações, os profissionais promovem discussões entre os estudantes, utilizando linguagem descontraída e acessível para abordar  assuntos diversos e situações de estresse que podem levar adolescentes a usarem drogas.  Cada estudante recebe uma cartilha com uma carta de apresentação aos pais ou responsáveis.

PRECI