Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Em 24 horas, Linhares já registrou quase 140mm de chuva

[ Por Alexandre Araújo | 09/11/2018 ]

Entre quinta-feira (8) e a manhã desta sexta-feira (9), a equipe da Defesa Civil atendeu a quatro ocorrências.

DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS

A Defesa Civil de Linhares alerta para o risco de ocorrências nas áreas de risco da cidade, como as localidades de Olaria, Povoação, Brejo Grande, entre outras regiões ribeirinhas, e São Rafael, com risco de deslizamento de encosta. Os pluviômetros registraram um volume 137,3 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. 

Apesar do grande volume de chuva, as redes de drenagem no município e as estações de bombeamento estão funcionando normalmente. Foram registrados pontos de alagamento porque choveu mais que o previsto para o período. Entre quinta-feira (8) e a manhã desta sexta-feira (9), a equipe da Defesa Civil atendeu a quatro ocorrências.

As estações de bombeamento de Linhares funcionam 24 horas por dia e são acionadas automaticamente para escoar a água. As equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos atuam para minimizar os efeitos das chuvas. A varrição das vias e o trabalho de manutenção e desobstrução das redes de drenagem não impedem que, durante fortes pancadas de chuvas, pontos de alagamento apareçam. 

Para resolver o problema, as equipes ficam de prontidão. Muito lixo tem sido encontrado obstruindo as caixas-ralo, que recebem as águas das chuvas. 

Desalojados
A Defesa Civil Municipal registrou a queda das paredes de duas residências no bairro Planalto. Não há registro de feridos. Oito pessoas estão desalojadas e optaram por ficar na casa de parentes.

O relatório desta situação já foi enviado para a secretaria municipal de Assistência Social pelo Centro de Referência e Assistência Social do bairro Nova Esperança, onde os moradores do Planalto são referenciados. A avaliação vai apontar se as famílias tem direito ao beneficio de aluguel social.

Trabalhos
"Por conta dessa forte chuva, as equipes estão intensificando os trabalhos em diversas vias para minimizar os impactos do temporal", disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Diante desse cenário, as equipes da Prefeitura de Linhares estão de prontidão e sobreaviso para o atendimento de possíveis ocorrências e também para evitar transtornos causados pelas chuvas. As equipes estão fazendo o monitoramento das áreas de encosta e das estações de bombeamento. 

Alerta
A Defesa Civil está em alerta para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 99983 5661.

Árvores
Por causa das fortes chuvas que incidem em Linhares, equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a remoção de quatro paineiras que apresentavam risco iminente de queda após o aumento das chuvas. 

A ação foi realizada na esquina entre a Avenida Presidente Vargas e Rua Rui Barbosa, no centro da cidade.  Como trata-se de árvores de grande porte, a queda das mesmas poderia causar prejuízos, como a destruição de veículos, ruas interditadas, além da interrupção de energia e telefonia devido à ruptura dos fios dos postes.

 

 

Mais fotos

DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS
DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS
DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS
DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS
DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS
DESOBSTRUÇÃO DE GALERIAS
CHUVAS EM NOVEMBRO - BAIRRO PLANALTO
CHUVAS EM NOVEMBRO - BAIRRO PLANALTO
CHUVAS EM NOVEMBRO - BAIRRO PLANALTO
CHUVAS EM NOVEMBRO - BAIRRO PLANALTO
CHUVAS EM NOVEMBRO - BAIRRO PLANALTO

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook