Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Audiência Pública do Orçamento Participativo será na próxima terça-feira (16)

[ Por Alexandre Araújo | 09/10/2018 ]

A audiência será realizada no auditório da UAB, no bairro Novo Horizonte, às 18h30min.

ORÇAMENTO

Moradores de todas as regiões de Linhares vão indicar as prioridades para a cidade na Audiência Pública do Orçamento Participativo 2019 (OP), na próxima terça-feira, dia 16, às 18h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte. Na ocasião, será discutido o planejamento orçamentário da administração municipal. A audiência é a segunda etapa do OP, já que num primeiro momento os moradores puderam sugerir prioridades alinhadas a seis eixos temáticos por meio de uma plataforma digital hospedada no endereço eletrônico www.orcamento.linhares.es.gov.br

"A gestão de uma cidade precisa ser constantemente planejada para que continue alcançando patamares importantes. Construímos um processo totalmente democrático, ouvindo centenas de moradores virtualmente, e, agora presencialmente", disse o secretário municipal de Finanças e Planejamento Bruno Margoto Marianelli. Ele acrescenta que é muito importante para a administração ouvir opiniões tão valiosas para o planejamento da cidade. "Acreditamos que, findado o processo, teremos bons apontamentos para a construção de uma cidade ainda mais justa e cidadã", disse.

As sugestões de prioridades apresentadas pelos moradores serão analisadas por uma equipe técnica da Prefeitura de Linhares e, posteriormente, divulgadas no portal da Prefeitura. "Todas as contribuições individuais e as prioridades listadas pelos participantes serão analisadas e sistematizadas pelas equipes técnicas da Prefeitura de Linhares. As mais votadas e que atendam a critérios como viabilidade técnica e financeira irão contribuir para o planejamento orçamentário de Linhares", explica Bruno.

O prefeito Guerino Zanon comentou a importância do processo de construção do orçamento para gestão municipal e reforçou o convite para participação da população. "A participação social é fundamental para que o investimento seja aplicado de encontro ao desejo coletivo. Todos estão convidados para sugerir e deixar registrado o pensamento sobre o futuro de Linhares", disse.

Desejos

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Linhares (Famol), Marcos Antonio Ferreira, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Linhares em reunir todas as comunidades expondo os desejos de melhorias para cada região. Para ele, é a oportunidade de apontar o que é prioridade para cada bairro e saber qual é a realidade financeira do Município. 

"É muito bom e importante a população se unir para colaborar com a gestão de seu município. Os moradores que sabem realmente o que é prioridade para sua região. Nessa discussão em grupo, nos fortalecemos e definimos o que é necessidade de todos e não de uma pessoa apenas", complementou Marcos Antonio.

Orçamento Participativo - Importante instrumento da democracia representativa, o OP permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

 

 

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook