Prefeito Guerino certifica agroindústrias de Linhares durante lançamento do Lidera Agro

[ Por Mônica Moreira | 10/08/2018 ]

Os certificados de registro foram entregues a seis produtores da agroindústria de produtos de origem animal como: queijarias, fábricas de carnes defumadas, linguiça, mel e demais produtos.

LIDERA AGRO 2018

O prefeito de Linhares Guerino Zanon participou do lançamento oficial da segunda edição do Lidera Agro - a feira de agronegócios de Linhares. Durante a cerimônia, acompanhado do secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot, o prefeito entregou os certificados de registro a seis produtores da agroindústria de produtos de origem animal do Município. Queijarias, fábricas de carnes defumadas, de linguiça, mel e demais produtos passaram pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e agora estão aptos a comercializarem esses produtos na cidade.

O prefeito parabenizou a estrutura do evento e enfatizou sua importância para o setor agrícola da cidade. Segundo ele, o porte do Lidera Agro reafirma o destaque de Linhares no agronegócio capixaba. "Linhares é destaque no cenário agrícola do Espírito Santo e o Lidera Agro reafirma essa evidência, em sua segunda edição na cidade. O trabalho da secretaria municipal de agricultura e do serviço de inspeção contribui para o crescimento do setor e essa conquista aqui dos produtores é fruto do trabalho de adequação da legislação e das condições de trabalho elaborados pelo Plano Agro e que permite hoje nossos produtores, comercializarem seus produtos de forma legal no município", afirmou o prefeito Guerino.

O secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot lembra que as certificações são fruto de um trabalho que teve início ainda em 2017, com trabalho de constante orientação, capacitação e revisões de legislação. "Desde o ano passado a Prefeitura de Linhares tem atuado de forma sistemática e constante na orientação de proprietários de estabelecimentos processadores de produtos de origem animal orientando sobre a regularização dos locais de produção, recadastramento e registro no serviço de inspeção para o pleno funcionamento das atividades. Até o momento o SIM possui um total de 06 estabelecimentos certificados para atuação e 30 em processo para obtenção do registro", explicou.

Durante o Lidera, um stand da Secretaria Municipal de Agricultura, estará à disposição para informações sobre a regularização e demais assuntos. E aos interessados no processo de registro, devem procurar o Serviço de Inspeção Municipal, localizado na Avenida Comendador Rafael, 1.743 - Centro, no prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Agricultura. Telefones para contato: (27) 3372-2243 / 3372-2121 / 3372-2013.

Lidera Agro
O Lidera Agro acontecerá até o próximo sábado (11), no estacionamento externo do Shopping Pátio Mix, no bairro Movelar, às margens da BR-101, até o dia 11 de agosto. Em sua primeira edição foram movimentados mais de R$ 25 milhões em vendas de insumos e máquinas agrícolas. Neste ano, a organização espera crescimento em torno de 25% e 30% nos negócios, com participação de multinacionais do setor. O que há de mais moderno na mecanização, insumos, linha de crédito e também no conhecimento técnico está presente neste evento, com 40 expositores e palestras, workshops e oficinas, com temas de grande relevância para o homem do campo.

Marcaram presença durante o lançamento oficial do evento, além do prefeito de Linhares Guerino Zanon, os secretários municipais de Agricultura Franco Fiorot e Meio Ambiente Fabrício Borghi Foli, o superintendente do Ministério da Agricultura Dimmy Herllen Silveira Gomes Barbosa, o presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo Júlio Rocha e o diretor presidente do Idaf, José Maria de Abreu Júnior, dentre outras autoridade.

LIDERA AGRO 2018