Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Saúde orienta sobre prioridade de vacinação de sarampo para as crianças menores de 5 anos

[ Por Paola Nali | 09/08/2018 ]

A campanha contra a Poliomielite e Sarampo que acontece durante todo mês é voltada para crianças de 01 até menores de 5 anos de idade.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo começou na última segunda-feira, dia 06, se estende até o dia 31 de agosto. A secretaria Municipal de Saúde alerta que a prioridade de vacinação neste período é para o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, que são crianças de 01 até menores de 5 anos de idade. A meta é vacinar 95% deste público. A vacinação acontece nas Unidades de Saúde (US).  É indispensável que os papais e mamães levem o cartão de vacinação da criança para avaliação.

"Neste momento de campanha a prioridade de vacinação é para as crianças. Precisamos atingir nossa meta de vacinação das crianças e assim imunizar-las contras estas doenças. Orientamos aos pais que levam seus filhos para vacinar. A imunização é fundamental nesta fase da vida delas como prevenção", reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos.

Jackelene explica que para os adultos, não há uma campanha específica de vacinação. "Eles devem seguir a rotina do calendário nacional de imunização. No caso do sarampo, a recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham em sua carteira de vacinação 2 doses da vacina tríplice viral durante a vida. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, 1 dose da vacina tríplice viral durante a vida". 

Sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países do continente europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Poliomielite
A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.



 

 

Mais fotos

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook