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Servidores da saúde ganham acesso à plataforma online de aperfeiçoamento profissional

[ Por Paola Nali | 12/07/2018 ]

O programa possibilita melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no SUS, integrando educação e apoio assistencial online.

PALESTRA TELESAÚDE

Os servidores da atenção básica de saúde de Linhares participaram, nesta terça e quarta- feira, dias 10 e 11, de uma capacitação, realizada pela Prefeitura de Linhares, para ter acesso ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, que tem como objetivo aperfeiçoar a prática profissional dos trabalhadores da saúde e assim melhorar a qualidade do atendimento oferecido. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e conta com a parceria da secretaria Estadual de Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). 

Com a qualificação, os profissionais estão tendo acesso a uma plataforma com cursos, palestras e possibilidade de consultoria online. "É um programa quem vem somar as ações de saúde, possibilitando nossos profissionais receberem conteúdos de aperfeiçoamento profissional e ainda conversar com profissionais da área disponíveis no sistema por meio da consultoria online. É muito gratificante poder oferecer mais essa ferramenta, que vem agregar na melhoria da qualidade do tendimento de saúde em nosso município", ressaltou o secretário interino de saúde, Saulo Meirelles.

O treinamento aconteceu no auditório do Colégio Estadual, no bairro Shell. Participaram do treinamento, dentistas, auxiliares de odontologia, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Mais sobre o Telessaúde

O programa foi instituído por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 35 de janeiro de 2007, e redefinido e ampliado por meio da Portaria MS nº 2.546, publicada no dia 27 de outubro 2011. É coordenado pelas Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS).

Possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

É constituído por Núcleos Estaduais, Intermunicipais e Regional, que desenvolvem e ofertam serviços específicos para profissionais e trabalhados do SUS, sendo eles:

Teleconsultoria 
Esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas a processo de trabalho no formato de pergunta e resposta entre profissionais de saúde. Funciona de duas maneiras: síncrona - realizada em tempo real, geralmente por chat, webconferência, videoconferência ou serviço telefônico; assíncrona - realizada por meio de mensagens offline que devem ser respondidas em até 72h

Segunda Opinião Formativa
Resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, evidências científicas e clínicas a perguntas originadas das teleconsultorias. As melhores teleconsultorias são selecionadas a partir de critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do SUS e publicadas no Portal BVS APS, http://aps.bvs.br. 

Tele - Educação
Atividades educacionais à distância por meio de tecnologias de informação e comunicação para apoiar a qualificação de estudantes, profissionais e trabalhadores da área da saúde.

Oferta Nacional de Telediagnóstico
Ampliação da oferta de Telediagnóstico no país, possibilitando a realização de exames com emissão de laudo a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e, ainda, aumentando a oferta em especialidades.

 

 

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PALESTRA TELESAÚDE
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