Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura inclui filé de tilápia na merenda escolar e fortalece agricultura familiar

[ Por Alexandre Araújo | 11/07/2018 ]

O peixe, adquirido da Associação dos Piscicultores do Guaxe (Apigua), é servido em duas versões de moqueca.

MERENDA - MERENDEIRAS - REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Uma das referências na criação de tilápias em cativeiro no Espírito Santo, Linhares iniciou uma nova fase para fortalecer a qualidade da merenda escolar e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar. É a inserção do filé de tilápia no cardápio das 109 escolas da rede municipal entre Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A novidade é proveniente da iniciativa da Prefeitura de Linhares por meio da secretaria municipal de Educação com o apoio da secretaria municipal de Agricultura. O filé de tilápia é adquirido na Associação dos Piscicultores do Guaxe (Apigua). São 16 toneladas do pescado que serão adquiridas até o final deste ano.

O incremento para a alimentação escolar dos mais de 24 mil alunos matriculados nas escolas da Prefeitura, que nunca havia sido utilizado como alternativa para compor os cardápios da merenda das escolas, é um diferencial de inovação, visando à alimentação saudável que favorece o desenvolvimento do aluno em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares. "A proposta visa atender as recomendações para o emprego de novos hábitos de alimentação, variada e saudável, estimulando o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, e contribuindo para seu rendimento escolar", afirma a secretária de educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

O peixe é servido em duas versões do prato típico capixaba, a moqueca: uma com arroz e pirão e a outra com arroz e purê de aipim. Jussara Gonçalves, uma das nutricionistas do Centro de Distribuição do (DAE), aprovou a qualidade e o sabor do pescado preparado para a merenda escolar. "O peixe é um alimento  rico em proteínas, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, além de outros nutrientes. Além disso, é uma carne leve, de fácil digestão e que acrescenta qualidade à merenda escolar. Está sendo preparado com muito carinho e foi incluído duas vezes por mês na dieta das crianças", comentou.

O peixe foi inserido na merenda escolar após passar pelo Teste de Aceitabilidade dos estudantes, que é uma determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa garantir a alimentação escolar dos estudantes da educação básica matriculados em escolas públicas. "O teste é uma determinação do PNAE com o objetivo de evitar o desperdício da merenda escolar e observar a aceitação do cardápio sugerido. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados", explica a Diretora de Alimentação e Nutrição Escolar da Prefeitura, Sandra de Carli Favalessa. 

O prefeito de Linhares Guerino Zanon salientou a importância da inclusão do filé de tilápia na merenda escolar das unidades de ensino. "Tornar o peixe, parte da merenda escolar  traz, além do benefício cultural, resgate e valorização dos costumes regionais de nossa população, favorecendo maior riqueza nutricional a essas crianças, e em contrapartida é um incentivo de extrema importância aos produtores e à agricultura familiar do município", avalia. 


Peixe Adquirido da Apigua

A tilápia é fornecida ao Município pela Associação dos Piscicultores do Guaxe (Apigua), que participou do chamamento público de compras. A novidade do cardápio está em atendimento ao que determina o Artigo 14 da Lei 11.947 de 2009, que estabelece que no mínimo 30% dos recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

A tilápia

A tilápia tem excelente valor nutricional em termos de proteína. O seu filé é desprovido de espinhas intramusculares e possui bom rendimento ao cardápio. Foi escolhido por ser um alimento rico em proteína de alto valor biológico, rico em vitamina D e fósforo, que são micronutrientes responsáveis pela formação óssea; tem potássio que eleva oxigenação cerebral, ômega 3 que age no complemento das funções neurológicas, e é um excelente nutriente para o desempenho da memória, desenvolvimento do sistema nervoso cerebral e no conhecimento.

 

 

Mais fotos

MERENDA - MERENDEIRAS - REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MERENDA - MERENDEIRAS - REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MERENDA - MERENDEIRAS - REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook