Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura promove campanha para estimular servidores a serem doadores fiéis de sangue

[ Por Alexandre Araújo | 13/06/2018 ]

O funcionário doador tem direito ao descanso de 24 horas compreendido no dia da doação de sangue, de acordo com a lei municipal nº 2535/2005.

DOAÇÃO DE SANGUE

Nesta quinta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar o cidadão da importância de salvar vidas. E para estimular o funcionalismo público a se tornar um doador de sangue, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Administração e Recursos Humanos, lança a campanha SERvidor Solidário. O objetivo é chamar a atenção dos servidores para a importância da doação de sangue, principalmente nesse período do ano, em que os estoques ficam muito baixos, alguns chegando a níveis críticos.

O secretário municipal de Administração, Márcio Machado, destaca que a campanha tem o intuito de envolver os servidores públicos municipais em atos que promovam o bem. "Com esta campanha queremos estimular a ajuda ao próximo e promover a integração e o comprometimento dos servidores, estimulando-os a serem doadores fiéis, o que ajudará a manter os estoques em dia", explica. 

Ele pontua que de acordo com a lei municipal 2535/2005 o servidor que doar sangue tem direito ao descanso de 24 horas compreendido no dia da doação de sangue. O chefe encarregado por cada repartição pública municipal é o responsável por coordenar a escala de doações, garantindo a continuidade dos serviços públicos.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a campanha da Prefeitura integra e fortalece as ações desenvolvidas pelo Hemocentro de Linhares para estimular as doações de sangue. "A doação de sangue é um ato de solidariedade e de amor ao próximo. Para o doador é um pequeno gesto, mas para aqueles que precisam, é a diferença entre a vida e a morte. Contamos com a colaboração de todos os servidores em mais esta causa, que é nobre", incentivou o prefeito Guerino.

Para a diretora do Hemoes em Linhares, Renata Fonseca Vieira Merçon, esta ação tem papel importante na disseminação do hábito de doar. "Será importante esse evento para promover o hábito da doação voluntária de sangue à população, levando informação, conscientização e contribuição para a formação de futuros doadores", explicou. Renata fala que as doações caem em tempos de festas como Natal, Réveillon, Carnaval e durante as férias dos meses de janeiro e julho. 

"A média de atendimento que é de 30 doadores por dia cai para 15 durante as festas, e o estoque de hemocomponentes acaba ficando abaixo do nível adequado, principalmente em grupos sanguíneos RH negativo", contou a diretora.

Procedimentos para doação 

Para doar sangue o indivíduo deve comparecer ao hemocentro munido de um documento de identidade com foto. Ele precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e alimentado. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.

O doador deve dispor de 45 a 50 minutos do seu tempo para passar por todo o processo de doação, que se inicia numa triagem e termina na coleta. Este último procedimento leva apenas 4 ou 5 minutos. Aqueles que forem imunizados na campanha de vacinação contra a gripe, que foi estendida até o dia 15 de junho, só poderão doar sangue dois dias após ser vacinado. 

Saiba mais 

A unidade do Hemoes em Linhares foi fundada em 25 de novembro de 2003. Tem média de atendimento diário de 30 doadores, com capacidade de até 60 doadores por dia. A unidade produz em média 400 bolsas por mês. O Hemocentro fica na Avenida João Felipe Calmon, nº 1.305, no centro de Linhares (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30.

 

 

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook