Vice-prefeito Paulo Joaquim acompanha nova etapa de construção de caixas secas em Desengano

[ Por Mônica Moreira | 12/06/2018 ]

A ação é da Secretaria Municipal de Agricultura e já construiu 680 unidades, na região do Farias e São Rafael.

PAULINHO VISITA CONSTRUÇÃO DE CAIXAS SECAS EM DESENGANO

O vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento visitou, nesta terça-feira (12), o início das obras da terceira etapa de construção de caixas secas, na localidade de Desengano, interior de Linhares. A ação é da Secretaria Municipal de Agricultura e visa cumprir as diretrizes do Plano Municipal Agropecuário - Plano Agro para fortalecimento da região e sua cadeia produtiva. Até o momento, foram construídas nas regiões do Farias e São Rafael, aproximadamente 680. "A água é uma grande preocupação em todo mundo. Na verdade a falta dela e nós estamos trabalhando no seu melhor aproveitamento e armazenamento. Esse projeto de construção de caixas secas é de grande importâncias para amenizar os impactos da seca e uma grande alternativa para o produtor rural", ponderou Paulinho.

As caixas secas fazem parte do programa de Conservação de Água e Solo do Plano Agro, que desenvolveu o projeto para amenizar os danos causados pela falta de chuvas, em busca de alternativas de preservação e também de obtenção das ofertas hídricas que surgem e a sua reservação nas propriedades. As unidades em média, têm capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água cada uma, que contribui para aumentar a oferta hídrica, minimizando os efeitos negativos de conflitos originados por crise hídrica, garantindo assim os índices socioeconômicos.

Segundo o secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot, na região de Desengano, as caixas secas serão construídas inicialmente, nas estradas vicinais e propriedades rurais que fazem parte das microbacias dos Córregos Preguiça e Jacupembinha, afluentes do Córrego Desengano, seguindo posteriormente para outros córregos, e até o momento, os resultados são de grande importância para os produtores. "Esta é a terceira frente de trabalho de um programa que é permanente. Nas fases anteriores, foram quase 700 caixas secas construídas, que estão armazenando e infiltrando no solo cerca de oito milhões de litros de água, com as chuvas dos últimos meses. Uma grande contribuição para nossos produtores e para a agricultura da nossa região", concluiu Franco.

PAULINHO VISITA CONSTRUÇÃO DE CAIXAS SECAS EM DESENGANO