Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura realiza projeto de conscientização do trânsito nas escolas

[ Por Alexandre Araújo | 14/05/2018 ]

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e vai percorrer outros quatro Ceims até o final do mês.

TRANSITOLÂNDIA

A formação de bons motoristas e pedestres começa muito antes da autoescola. Ainda pequenas, as crianças devem ser estimuladas a entender as leis de trânsito e o respeito ao espaço compartilhado. É por isso que alunos dos Centros de Educação Infantil Municipal são convidados a vivenciar a experiência de estar no trânsito. E para isto, os agentes de trânsito da Prefeitura de Linhares levam para as unidades de ensino o Transitolândia, um espaço modelo para o aprendizado teórico e prático sobre o trânsito, simulando uma via comum da cidade, com placas indicativas, sinalização horizontal, faixas elevadas e calçadas, em menor escala, e até semáforos para veículos e pedestres.

O projeto foi apresentado na manhã desta segunda-feira (14) aos alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Agnelo Guimarães, no bairro Colina, em mais uma ação da campanha Maio Amarelo desenvolvida pela secretaria municipal de Segurança e Defesa Social. Até o final do mês o Transitolândia vai percorrer os Ceims Antonio Aprígio, no Aviso; Chapeuzinho Vermelho, no Interlagos; José Cândido Durão, no São José;  e José Elias, no bairro Linhares V. 

Na chegada, as crianças já fazem o primeiro contato com os policiais, o que também tem uma função importante. Para o diretor de trânsito da Prefeitura, Douglas Simplício, a educação é fundamental para a qualidade do trânsito. "A melhor forma de atingir o ser humano é começar pelas crianças, pois nessa fase, que costumo chamar de 'esponja'. Elas absorvem mais fácil as informações e passam a ser multiplicadores".

O projeto é dividido em dois momentos: teórico e prático. No início, o instrutor aborda temas do cotidiano, como utilização de passagens protegidas, faixas de pedestres, respeito aos demais usuários e a forma correta de utilizar os meios de transporte coletivos e individuais. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos, diz que o espaço em miniatura consegue sintetizar a complexidade do trânsito. Ele acredita que por meio da Transitolândia, as crianças se tornarão motoristas melhores no futuro. "Além disso, assim que pisam fora do quartel, passam a entender mais e ter mais atenção no trânsito", finaliza.

 

 

Mais fotos

TRANSITOLÂNDIA
TRANSITOLÂNDIA
TRANSITOLÂNDIA
TRANSITOLÂNDIA
TRANSITOLÂNDIA
TRANSITOLÂNDIA
TRANSITOLÂNDIA

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook