Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Educação divulga edital para as eleições diretas de diretores das escolas da rede municipal

[ Por Alexandre Araújo; Mônica Moreira | 13/04/2018 ]

Os novos diretores serão eleitos para o biênio 2018-2020.

ELEIÇÃO DIRETORES

A Secretaria Municipal de Educação divulgou na tarde desta sexta-feira (13) o edital que determina o período de inscrição de candidaturas do processo de eleição de diretores das unidades de ensino da rede pública de Linhares. O processo se dará por eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo o voto de cada eleitor cadastrado, considerado único e com o mesmo peso para efeito de votação e de apuração.

As inscrições começam no dia 26 e vai até o dia 27 de abril, de forma presencial, na sede da secretaria, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18 horas. Poderão candidatar-se ao cargo de Diretor de unidade escolar, professores e pedagogos em educação da rede municipal que preencham todas as exigências contidas no edital.  A secretaria informa que todas as declarações e documentos apresentados pelos candidatos serão considerados verdadeiros, sujeitando-se, na hipótese de falsidade, à exclusão do processo de candidatura, sem prejuízo das sanções penais cabíveis

Gestão democrática
A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Linhares na gestão do prefeito Guerino Zanon, em 2009, constituindo-se em importante elemento de gestão democrática e configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola.

O prefeito Guerino destacou que a qualidade da educação passa por essa participação, pelo acompanhamento das famílias, pela atuação do Conselho de Escola. "Acreditamos na gestão compartilhada e defendemos a democratização da gestão escolar como princípio. Quanto mais pessoas participarem da gestão da escola pública, mais resultados positivos serão registrados", disse.

"Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", pontuou a secretária municipal de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

Quem pode votar:
Alunos maiores de 16 (dezesseis) anos completos até o dia do pleito, regularmente matriculados na escola;

Os integrantes do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia do pleito;

Pai, mãe ou responsáveis legais de aluno menor de 16 anos, regularmente matriculado na escola, até o dia do pleito.

Confira o Edital completo:

 

 

 

Anexos da Notícia

DescriçãoOpções
EDITAL 006.2018 - ELEIÇÃO DE DIRETORESDownload
Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook