Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Pedagogos de Linhares recebem capacitação sobre sistema de gestão escolar informatizado

[ Por Mônica Moreira | 12/04/2018 ]

Foram 70 pedagogos capacitados em três dias de treinamento, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Linhares.

CAPACITAÇÃO DE PEDAGOGOS - SISTEMA GIZ

A Secretaria Municipal de Educação encerrou nesta quinta-feira (12), a capacitação de 70 pedagogos da rede de ensino sobre o sistema de gestão escolar informatizado, que possibilita professores, pedagogos, pais/responsáveis, alunos e a gestão administrativa, acesso a todo processo que envolve o cotidiano do estudante nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEF's e nos Centros de Educação Municipal Infantil - CEIM's. De acordo com a secretária Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, o sistema é uma ferramenta muito importante que vai além de controlar frequência e desempenho do aluno. "O sistema vai além do simples registro de notas e frequência dos alunos, ele nos possibilita gerar relatórios sobre o desempenho de cada unidade escolar no que diz respeito a frequência do aluno, disciplinas com maior performance e desenvolvimento do planejamento pedagógico implantado. Com todas essas informações temos ainda, uma panorama geral de todo processo de ensino aprendizagem, com geração de números avaliativos para gerir melhor a pasta", declarou a secretária.

O sistema de gestão escolar informatizado detalha via internet a frequência escolar do aluno, notas e metodologias avaliativas. Todo processo pode ser acessado pelos responsáveis, via smartphone, por exemplo. Além disso, o programa tecnológico possibilita um melhor aproveitamento do tempo do profissional de educação. "O sistema facilita muito o trabalho do professor e do pedagogo. Além de agilizar nosso trabalho, nós temos economia de papel e especialmente de tempo, que é tão preciso no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que quando eu me reúno com a minha equipe de professores, eu já tenho uma visão de todo processo que está ocorrendo durante o período letivo a ser avaliado", afirmou a pedagoga Deise Mora Vieira, da EMEF Zeferino Batista Fiorot, localizada no bairro Santa Cruz.

Segundo Lazarela Guasti de Moura Renon, coordenadora pedagógica de ensino fundamental, a capacitação é mais um passo da Secretaria de Educação, que já promoveu o treinamento das secretárias escolares e planeja o das professoras da rede. "Nossa proposta é nivelar os profissionais que acessam o sistema na escola, desde o secretário, até o professor, passando é claro, pelo pedagogo, que coordena todo sistema e planejamento escolar. Desta forma nós garantimos um melhor acesso e melhoramos também o diálogo entre as partes, facilitando o gerenciamento das informações", explicou a coordenadora. 

Para Cristiane Portes, pedagoga da EMEF Professora Eliana Correa Pinafo, localizada no Distrito de Bebedouro, o Inove é um diferencial no trabalho dos professores e corresponde ao período tecnológico vivenciado. Segundo ela, os professores da escola estão bem entrosados com o sistema. "O sistema é muito bom, temos um rendimento satisfatório no desempenho das nossas atividades e os nossos professores gostam muito de utilizá-lo, especialmente porque atualmente, praticamente tudo está informatizado. Ele é fundamental na geração dos gráficos, relatórios e nos dá um panorama do cotidiano escolar", finalizou a pedagoga.

Os pais/responsáveis dos alunos matriculados na rede municipal de educação de Prefeitura de Linhares, que ainda não acessaram o sistema, devem solicitar informações na unidade escolar que o estudante frequenta.

 

 

Mais fotos

CAPACITAÇÃO DE PEDAGOGOS - SISTEMA GIZ
CAPACITAÇÃO DE PEDAGOGOS - SISTEMA GIZ
CAPACITAÇÃO DE PEDAGOGOS - SISTEMA GIZ
CAPACITAÇÃO DE PEDAGOGOS - SISTEMA GIZ

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook