Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Saúde capacita 120 técnicos de enfermagem que atuam em sala de vacinação das Unidades Básicas

[ Por Mônica Moreira | 12/04/2018 ]

O treinamento antecede ao período de imunização contra a influenza, que terá início no próximo dia 23 de abril em todas as 33 Unidades de Saúde da Prefeitura de Linhares.

CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM - IMUNIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Linhares finalizou nesta quinta-feira (12), uma capacitação dos técnicos em enfermagem que atuam em sala de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. O treinamento teve início na segunda-feira (9), na UBS do bairro Lagoa do Meio e reuniu cerca de 120 profissionais que atuam na imunização da população.

De acordo com a Coordenadora de Imunização do Município Ana Alves de Oliveira, a reciclagem foi planejada visando anteceder a campanha nacional de imunização contra a influenza, onde a demanda nas salas de vacinação é crescente. "Nós planejamos este momento de reciclagem com os nossos profissionais, justamente visando a demanda crescente nas salas de vacinação, por conta da campanha nacional contra a influenza e devido a admissão de novos profissionais pelo processo seletivo. Um momento de grande importância para todos, onde foi possível aprimorar o conhecimento e tirar dúvidas", afirmou a coordenadora.

Campanha nacional contra influenza
Prevista para iniciar em todo país na segunda quinzena de abril, o cronograma da campanha de vacinação contra influenza é adaptado conforme a produção e entrega do imunobiológico, que é autorizado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, distribuído pelo Ministério da Saúde para os estados e consequentemente aos municípios.

Em Linhares, a Secretaria Municipal de Saúde está com tudo pronto para iniciar a campanha no dia 23 de abril, em todas as 33 Unidades de Saúde da Prefeitura de Linhares. A imunização será feita, de acordo com o Governo Federal, ao grupo prioritário que são: crianças de seis meses a menores de cinco anos sem comorbidades; crianças de seis meses a 8 anos com comorbidades respiratórias; gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto; trabalhador de Saúde: trabalhadores de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas com atendimentos de saúde, estagiários de serviços de saúde, dentre outros; professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Crianças com comorbidades respiratórias e pessoas portadoras de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico com CID da doença para justificar a aplicação da vacina.

Influenza
O vírus da influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A doença, que é caracterizada por uma gripe, tem os seguintes sintomas: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Cuidados
O Ministério da Saúde orienta para cuidados simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

 

Mais fotos

CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM - IMUNIZAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM - IMUNIZAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM - IMUNIZAÇÃO
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM - IMUNIZAÇÃO

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook