Prefeitura oferece orientação gratuita com personal trainer para idosos de Linhares

[ Por Alexandre Araújo | 13/03/2018 ]

Os atendimentos são realizados ao ar livre, em quadras poliesportivas e praças da cidade, com o objetivo de influenciá-los a prática constante, evitando o sedentarismo e surgimento de doenças.

PERSONAL PARA IDOSOS

Bem-estar e saúde da terceira idade têm sido um dos principais objetivos da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Mais do que isso, os profissionais que atuam na secretaria procuram oferecer atividades de inclusão e social, promoção da saúde e o bem-estar através de atividades físicas, resgatando o convívio social e a autoestima dos idosos contando com diversos programas e atividades espalhados por toda cidade de Linhares.

Um exemplo disto, são as academias populares e os ginásios poliesportivos da cidade que desde o início do mês contam com a orientação gratuita de profissionais de Educação Física. Durante toda semana, um cronograma de atendimento é executado em diversos bairros. Inicialmente as academias ao ar livre do bairro Novo Horizonte, Interlagos e Jardim Laguna; e os ginásios poliesportivos do São José, Conjunto Juparanã, Shell e Araçá, além da Associação da Terceira Idade de Linhares - ATIL, oferecem o serviço. A intenção da Prefeitura é estendê-lo a outras localidades, incluindo o interior e os balneários.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que os projetos sociais do Município desenvolvidos para a Melhor Idade, além de melhorarem a condição física os idosos passam a se sentir mais valorizados. "Estimular um estilo de vida ativo proporciona benefícios para a saúde, promove o convívio social e a independência funcional do idoso. Com isso em mente, temos buscado ampliar os serviços focados para este público, desde atividades sistemáticas até realização de eventos, passeios e ações de confraternização", destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

De acordo com o secretário Ivan Salvado Filho, a proposta é influenciar a população da terceira idade a prática constante de atividades físicas, que, comprovadamente, melhora o condicionamento físico e social do cidadão. "A nossa proposta é dar condições a nossa população da terceira idade em ter uma opção de atividade física, como também, atividades que promovam o convívio social e o lazer. Essa ação trabalha a mente e o corpo, e consequentemente afasta a possibilidade de doenças e promove um convívio social mais intenso e constante", relatou o secretário.

Academias ao Ar Livre
Quem tem mais de 60 anos se beneficia com as Academias Populares instaladas em diversos bairros de Linhares. São espaços para a prática de exercícios físicos com aparelhos. Instaladas ao ar livre, as academias são compostas por equipamentos, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.

Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos.

A Academia Popular com orientação gratuita para os idosos se soma a outras iniciativas do município para estimular a prática de exercícios físicos, como oficinas de arte desenvolvidas nos Centros de Referência e Assistência Social.

Confira o cronograma de atividades:
Jardim Laguna
Terças e quinta-feira a partir das 06h30min

Interlagos
Segunda, quarta e sexta-feira das 06h as 08h

Bairro Novo Horizonte - BNH
De segunda a sexta-feira das 06 as 08h

São José (Ginásio Poliesportivo)
Segunda e quarta-feira das 07h as 08h

Juparanã (Ginásio Poliesportivo)
Terça e quinta-feira das 07h as 08h

Shell (Ginásio Poliesportivo)