Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura e voluntários iniciam proteção e recuperação de 18 nascentes em Linhares

[ Por Paola Nali | 12/03/2018 ]

Os voluntários realizaram o cercamento de 18 nascentes da região; a segunda fase do projeto vai plantar 20 mil mudas de árvores nativas.

RECUPERAÇÃO NASCENTES

 
Preservar o meio ambiente. Iniciar a proteção e recuperação de 18 nascentes localizadas no distrito de Córrego Farias, no interior do município. Foi com este objetivo que uma ação realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, que abraçou o projeto de voluntários Todos Pelo Rio Doce, foi realizada no último sábado (10). A segunda etapa do projeto consiste no plantio de 20 mil mudas de árvores nativas em áreas cedidas por 11 proprietários da região. 
 
A ação contou ainda com o apoio da secretaria Municipal de Agricultura, do G-35 - Grupo de Escoteiros de Linhares entre outros voluntários. O prefeito de Linhares, Guerino Zanon e os secretários de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, e de Agricultura, Franco Fiorot, também participaram do cercamento onde estão localizadas as nascentes protegidas.
 
O projeto de recuperação de nascentes, que levará cerca de dois anos, está alinhado a várias outras iniciativas sustentáveis executadas pela Prefeitura de Linhares. ?Esta é uma iniciativa importante na proteção e conservação dos recursos hídricos no município e outras ações estão em andamento. A prefeitura está empenhada em tornar Linhares uma cidade mais verde e mais sustentável para todos, e contar com a participação de tantos voluntários nos faz entender que estamos no caminho certo?, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
 
"Por meio destas ações, buscamos melhorar as condições da nossa sociedade, não só de forma imediata, mas garantindo um futuro mais sustentável para todos. A recuperação das nascentes no Farias é um projeto incrível e está alinhado a outros, como a recuperação da mata ciliar do rio Quartel, na localidade de Baixo Quartel e o projeto de recuperação de restinga no Pontal do Ipiranga?, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa.
 
O coordenador geral do movimento Todos Pelo Rio Doce, Marcos Lewin, falou do objetivo do projeto. ?A ideia é proteger centenas de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, e promover atividades educativas sobre preservação ambiental envolvendo a sociedade. O plantio das mudas no Farias faz parte de uma iniciativa que almeja mobilizar 20 mil voluntários em todo o Brasil para a execução da força-tarefa de preservação ambiental?, frisou.
 
O conjunto de ações que está sendo realizada pela prefeitura tem o objetivo de recuperar nascentes degradadas, implantar práticas integradas de conservação de solo e água nas áreas de produção agropecuária em todas as propriedades envolvidas, além de serviços de manutenção e conservação nas estradas municipais e acesso às propriedades rurais.

 

 

Mais fotos

RECUPERAÇÃO NASCENTES 2
RECUPERAÇÃO NASCENTES 3
RECUPERAÇÃO NASCENTES 4
RECUPERAÇÃO NASCENTES 5
RECUPERAÇÃO NASCENTES 6

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook