Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Secretários de Saúde dialogam sobre cronograma de implantação da Rede Cuidar em Linhares

[ Por Alexandre Araújo | 08/03/2018 ]

O encontro aconteceu na sede da Prefeituras de Linhares na tarde desta quarta-feira (7).

REDE CUIDAR

Na tarde desta quarta-feira (07), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu com o secretário municipal de Saúde Valdir Massucatti, e equipes técnicas para tratar da implantação da Rede Cuidar em Linhares. Esta unidade da Rede Cuidar, construída no bairro Três Barras, irá atender 301.535 usuários de 10 municípios da região (Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Marilândia, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério).

O atendimento da Rede Cuidar tem como objetivo valorizar as linhas de cuidado para gestantes de alto risco, crianças de alto risco, câncer de colo de útero, câncer de mama, hipertensão e diabetes de alto risco. O secretário Ricardo Oliveira frisou sobre a importância do trabalho em equipe e destacou que a implantação da unidade da Rede Cuidar em Nova Venécia serviu como piloto para as demais unidades, como é o caso da de Linhares, mas que é preciso cumprir o cronograma de implantação para que o projeto seja efetivado.

"A Rede Cuidar é um projeto coletivo e todos devem saber o que está acontecendo. As decisões são tomadas coletivamente. É um programa que vai reestruturar os atendimentos no Sistema Único de Saúde. Hoje o cidadão fica pra lá e pra cá marcando consultas e pegando autorizações. Precisamos organizar isso para oferecer melhor qualidade no atendimento ao usuário", disse o secretário. 

O secretário Valdir Massucatti pontuou que essa qualidade no atendimento começa nas unidades básicas de saúde. Para isso, as equipes que irão atuar no sistema já estão passando por  treinamento. "O processo de trabalho e de treinamento das equipes das unidades básicas de saúde já começou, mas esse novo modelo só funciona se tivermos uma unidade básica de saúde resolutiva. Esse modelo tem que ter qualidade na atenção primária e por isso estamos fazendo uma mobilização intensa de treinamento para as equipes", frisou.

Massucatti exaltou o processo de planificação que ocorre entre os profissionais de saúde de Linhares e ressalta que são os servidores que irão sustentar a qualidade de atendimento do programa. "A planificação é importante pois os servidores é que darão vida a tudo o que vai acontecer dentro da unidade. Eles é quem darão suporte para fortalecer todo o programa. Planificação é um repensar o processo de trabalho dentro das unidades nos municípios. Esse é o grande diferencial que está sendo oferecido", disse.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é um modelo de gestão inovador na saúde pública e tem como objetivo atender a população na prestação de serviços médicos especializados com atendimento regionalizado. Entre os benefícios da Rede Cuidar estão o atendimento mais próximo do cidadão, evitando deslocamento para a Grande Vitória, redução do tempo de espera para consultas e exames e um atendimento personalizado e humanizado.

A novidade é que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode realizar consultas e exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sai do atendimento com um plano de cuidado que inclui dicas de nutrição e de atividades físicas. Com a implantação das cinco unidades (Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí, Linhares e Pedra Azul) da Rede Cuidar, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

 

 

Mais fotos

REDE CUIDAR

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook