Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura cumpre cronograma de recolhimento de entulho até quarta (7) no Interlagos

[ Por Julimar Rampinelli | 05/02/2018 ]

O morador que descumprir o cronograma poderá pagar multa prevista no Código de Posturas do Município.

ENTULHO EM LINHARES - 2018

Começa nesta segunda-feira (05) o recolhimento de entulhos no Interlagos. Conforme o cronograma elaborado pela Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o serviço continua no bairro até a próxima quarta-feira (07). A medida, de descartar os resíduos somente um dia antes do seu recolhimento, contribui para uma cidade mais limpa e evita o risco de possíveis criadouros de insetos, como o Aedes aegypti, principalmente nesta época das chuvas de verão.
 
O cidadão que não obedecer ao cronograma poderá sofrer penalidades, como multas, por exemplo, previstas no Código de Obras e de Posturas do Município. O cronograma de recolhimento de entulhos abrange toda a sede do Município, os distritos de Bebedouro e Rio Quartel, com dias específicos entre domingo e segunda-feira. A secretaria responsável pela ação reforça que os moradores disponibilizem os resíduos um dia antes ao seu recolhimento. No caso do Interlagos, os moradores descartaram o entulho neste domingo (4).
 
Segundo o secretário da pasta, João Cléber Bianchi, o serviço será executado pelo Município até o mês de junho deste ano, quando entrará em vigor a determinação da Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde o gerador do resíduo, será o responsável pela coleta, transporte e destino correto. A adequação do Município à legislação foi feita através de projeto, analisado e aprovado pela Câmara Municipal de Linhares, que classifica a pessoa física ou jurídica, público ou privado, geradora de entulho. Está tramitando o procedimento licitatório para realização de Parceria Público-Privada (PPP) na Modalidade de Concessão Administrativa para Exploração dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Linhares.
 
Entulho (inertes) são os resíduos provenientes de:
Construções, reformas e reparos e demolições de obras de construção civil e da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos; blocos cerâmicos; concreto em geral; solos; rochas; metais; resinas; colas; tintas; madeiras; compensados; forros; argamassa; gesso; telhas; pavimento asfáltico; vidros; plásticos; tubulações; fiação elétrica.
 
Jardinagem, como: aparas de grama; folhas; ervas daninhas; podas de árvores e arbustos, além do mobiliário inservível.
 
Resíduos domésticos, como: cama, roupeiro, geladeira, fogão.

 

 

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook