Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeito Guerino anuncia construção de barragens e caixas secas em São Rafael nesta quinta (11)

[ Por Mônica Moreira | 09/01/2018 ]

As ações fazem parte do Programa de Conservação de Solo e Água de Linhares, abrirá chamada pública para as obras de pequenas barragens na região.

BARRAGEM DO FARIAS ANIMA AGRICULTORES

O prefeito de Linhares Guerino Zanon assina nesta quinta-feira (11), o decreto para construção de pequenas barragens no município de Linhares. O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Linhares em outubro do ano passado e, agora, o decreto regulamenta as obras que fazem parte do Programa Municipal de Conservação de Solo e Água, pertencentes ao Plano Agro Linhares e tem como objetivo aumentar a oferta hídrica nas regiões do interior.
 
Após a assinatura, será anunciado edital de chamada pública para inscrição de produtores interessados em apresentar projeto para construção de pequenas barragens. Além disso, será realizada palestra informativa sobre o uso da água na agricultura, proferida pelo engenheiro agrônomo Elídio Gama. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (11), no Estádio Tarcísio Francisco Endringer, em São Rafael, às 19 horas, e marcará ainda o início das ações de construção de caixas secas na Microbacia do Rio Terra Alta, no distrito de São Rafael.
 
Caixas secas
Até o momento a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura construiu 280 caixas secas na região de Córrego Polidoro, distrito do Farias, com capacidade média de armazenamento de 12 mil litros de água cada uma, que já garantiram 3 milhões de litros de água armazenados com as chuvas recentes, podendo chegar, conforme novas ocorrências, a 15 milhões de litros de água infiltrados no solo, por ano.
 
São Rafael
A Prefeitura de Linhares já se reuniu com lideranças comunitárias do distrito e traçou o cronograma de construção das caixas secas para este ano, na região, priorizando as microbacias dos córregos de São Sebastião, da Onça, Quati e Timirim. O projeto será apresentado na solenidade desta quinta-feira (11).

 

 

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook