Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeito Guerino participa de seminário de planificação para abertura da Rede Cuidar

[ Por Alexandre Araújo | 07/12/2017 ]

Durante dois dias houve o alinhamento estratégico, para que todos os participantes tenham uma visão geral da Rede Cuidar e do processo de reorganização do atendimento.

REDE CUIDAR - ASSINATURA

Nesta quarta-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu o pontapé para iniciar a reorganização da Atenção Primária na Região Central de Saúde. O prefeito de Linhares Guerino Zanon e o secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, participaram ensta quinta-feira (7) do encerramento das oficinas de lançamento da Planificação da Atenção Primária à Saúde na Região Central com a participação de representantes de 18 municípios. Nesta etapa, que precede a abertura da Rede Cuidar no bairro Três Barras, em Linhares, foi realizado um alinhamento estratégico, para que todos os participantes tenham uma visão geral da Rede Cuidar e do processo de reorganização do atendimento. Além de prefeitos, secretários municipais de saúde e profissionais das respectivas secretarias, o encontro teve a participação da Promotora do Ministério Público do Espírito Santo, Graziella Deprá e do Juiz da 1ª. Vara da Infância e Juventude de Linhares, Gedeon Drescher.

Além do alinhamento estratégico, a programação contemplou a preparação de um grupo de profissionais da rede municipal de saúde para serem facilitadores de aprendizagem nas oficinas de reorganização que serão realizadas na Região Central de Saúde no decorrer de 2018. Aconteceu, ainda, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica pelos municípios, confirmando a participação de todos nas oficinas. O consultor do Conselho de Secretários de Saúde (Conass) Eugênio Vilaça Mendes, um dos principais teóricos do modelo de atendimento que está sendo usado como parâmetro para a reorganização dos serviços de saúde no Espírito Santo e para a criação da Rede Cuidar ministrou uma palestra para os participantes.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon ressaltou a importância da Rede Cuidar para a região Norte do Espírito Santo. "Como gestor sempre acreditei na saúde pública, principalmente na gestão qualificada e integrada para oferecer serviço que atendem às expectativas da população. A Rede Cuidar vai além da regionalização. É um salto na oferta de serviço público de saúde, que promove a completa integração e humanização do atendimento. A implantação deste novo modelo de saúde no estado também vai ampliar a qualidade dos serviços que vamos oferecer aos nossos cidadãos", afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a Rede Cuidar é fruto do trabalho em conjunto da Secretaria da Saúde e das prefeituras, e que, sem esta interação, não seria possível. "A Rede Cuidar é o resgate do sentimento principal do SUS: cuidar da saúde das pessoas de forma contínua, respeitando as questões regionais e fortalecendo a atenção primária. O trabalho da porta de entrada e a correta classificação dos pacientes vão conduzir as pessoas à atenção especializada, que vai estar preparada para garantir consultas e exames mais perto de casa e com qualidade. E mais, com um plano de cuidado para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida", comentou.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, a planificação é a essência para organizar o processo de trabalho das Unidades de Cuidado Integral à Saúde. Ele explicou que este foi um momento de sensibilização e aproximação com os municípios, e que a partir disso inicia-se a preparação da Atenção Primária para interagir com a unidade da Rede Cuidar e introduzir uma nova lógica de gestão no setor. "Isso envolve a territorialização de saúde, a gestão de saúde dos pacientes de cada território, o fluxo dos pacientes entre a Atenção Primária e a Rede Cuidar, contrarreferência dos pacientes a partir do plano de cuidados na Unidade da Rede Cuidar, e principalmente a capacidade da região de saúde de se organizar como gestora de seus munícipes. Essas são condições que serão criadas a partir da planificação", disse.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, abrangendo desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados até a rede hospitalar. A definição dos modelos de gestão e gerenciamento é um passo essencial para a abertura da Rede Cuidar, pois é a partir desta decisão que começa a ser encaminhado o processo de concessão do imóvel e dos bens móveis, por exemplo, entre outras medidas para o funcionamento da unidade.

Entre os benefícios da Rede Cuidar para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

 

 

Mais fotos

REDE CUIDAR - ASSINATURA
REDE CUIDAR - ASSINATURA
REDE CUIDAR - ASSINATURA
REDE CUIDAR - ASSINATURA
REDE CUIDAR - ASSINATURA
REDE CUIDAR - ASSINATURA
REDE CUIDAR - ASSINATURA

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook