Prefeitura lança Campanha Outubro Rosa em praças da cidade

[ Por Alexandre Araújo | 11/10/2017 ]

As praças Regis Bittencourt e Nestor Gomes receberam iluminação especial para reforçar o enfrentamento ao câncer de mama.

OUTUBRO ROSA PRAÇAS

Praças públicas de Linhares foram iluminadas de rosa em referência à campanha de conscientização Outubro Rosa. A campanha alerta para a detecção precoce do câncer de mama. A Praça Régis Bittencourt e a Nestor Gomes aderiram a campanha e foram iluminadas pela Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. "A iluminação é uma forma de mostrar que abraçamos a causa. Queremos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Além dessa ação simbólica iluminando de rosa a cidade, teremos atividades na rede municipal para conscientização e prevenção", destacou o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Em Linhares, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Casa Rosa desenvolve ações de promoção da qualidade de vida da população feminina que além dos trabalhos de conscientização sobre a doença, será realizado um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o exame de rastreamento do câncer de mama nas mulheres deve ser realizado a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 a 69 anos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que, do início de 2016 até o final de 2017, serão 1.010 novos casos de câncer de mama no Espírito Santo. Ainda de acordo com o instituto, o câncer de mama é o que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. No Estado, foram registradas 332 mortes por câncer de mama, em 2016. Este ano, no primeiro semestre, 146 mulheres morreram vítimas da doença.

Saiba mais - O movimento Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público, no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência do câncer de mama, o mais incidente no mundo. No Brasil, ele acontece, de forma simultânea, em várias cidades brasileiras durante todo o mês de outubro.

OUTUBRO ROSA PRAÇAS