Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeito participa das comemorações dos 52 anos da Guarda Civil Municipal

[ Por Alexandre Araújo | 11/10/2017 ]

Guerino Zanon recebeu uma homenagem dos guardas municipais na manhã desta quarta-feira (11) na sede da Guarda, no bairro Araçá.

52 ANOS DA GUARDA MUNICIPAL

Ao lado do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, o prefeito de Linhares Guerino Zanon participou na manhã desta quarta-feira, dia 11 de outubro, da solenidade em comemoração aos 52 anos de fundação da Guarda Civil Municipal. A data foi celebrada com homenagens, entrega de carteiras funcionais e dos novos uniformes da corporação que foi uma das prioridades do prefeito Guerino no início da gestão. Durante a solenidade foram entregues carteiras funcionais, os novos uniformes da corporação e a premiação do torneio de futebol soçaite realizado para comemorar a data. Guerino recebeu uma placa de homenagem da Guarda Municipal Jaciane Légora por sua contribuição para a história da GCM. 

Criada em 1965, na gestão do então prefeito Anthenor Elias, e subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Atualmente a GCM conta com um efetivo de 202 agentes (destes 15 agentes de trânsito) e, atualmente, mantém ações bem-sucedidas de atuação em forma de patrulhamento preventivo e o policiamento comunitário em todas as regiões da cidade, além de zelar pelo patrimônio público e apoiar as forças de segurança do Estado em ações de prevenção e combate à violência.

Durante a comemoração, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, lembrou a importância do trabalho dos profissionais e destacou a presença do prefeito Guerino Zanon na sede do órgão de segurança. "Estamos comemorando 52 anos de muito trabalho e sacrifício. Em um cenário recente de muitos avanços e conquistas, temos a honra de receber o prefeito Guerino Zanon em nossa sede. O prefeito reconhece a Guarda Municipal e valoriza o poder que ela tem para desenvolver seu trabalho de forma integrada, para proporcionar uma vida melhor para os cidadãos de Linhares", disse o secretário.
 
Guarda Valorosa

O prefeito Guerino Zanon relembrou o papel fundamental da Guarda Municipal de Linhares durante a crise da segurança no Espírito Santo no início do ano. "O que fizemos nesses primeiros meses de gestão nada mais foi do que, em um momento de crise, dar importância à Guarda, que será cada vez mais valorizada. A população clama por segurança e prevenção. Por isso, eu digo que a Guarda Municipal é tão importante quanto a Polícia Civil e a Polícia Militar", afirmou.

Exercendo inicialmente uma função voltada para a defesa do patrimônio público municipal, com patrulhamentos das unidades de ensino, saúde, lazer e demais estruturas da Prefeitura de Linhares, além de orientar e proteger os agentes e usuários desses serviços, a Guarda Municipal teve seu campo de atuação ampliado, a partir de janeiro de 2017, com base nas determinações da Lei Federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais no país. 

A mudança tornou a GCM a ser cada vez mais empenhada na manutenção da ordem pública também em espaços externos, localizados no entorno dos prédios da Prefeitura. "Contamos com uma corporação de pessoas valorosas, que estão sempre dispostas a auxiliar a cidade", finalizou o prefeito Guerino ao elogiar o sentimento de cooperação dos guardas municipais.

Os vereadores Rosinha Guerreira, Carlos Almeida, Tobias Cometti, estéfano Silote, Tarcísio Silva, Joel Celestrini e Gelson Suave participaram da solenidade, além do Pastor Jabes Menezes, da Igreja Batista Evangélica de Linhares que comandou o momento ecumenico das comemorações.

 

 

Mais fotos

52 ANOS DA GUARDA MUNICIPAL
52 ANOS DA GUARDA MUNICIPAL
52 ANOS DA GUARDA MUNICIPAL
52 ANOS DA GUARDA MUNICIPAL

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook