Agricultura esclarece dúvidas sobre Censo Agro do IBGE que teve início no interior de Linhares

[ Por Mônica Moreira | 10/10/2017 ]

CENSO AGRO

Teve início no último dia 2 de outubro o Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os produtores rurais do interior de Linhares já começaram a receber a visita dos agentes e a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, apoia a iniciativa, divulgando e apresentando informações úteis para recebimento dos mesmos.

Segundo o IBGE, o Censo é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país e visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira. As informações geradas possibilitam a avaliação de políticas públicas como, por exemplo, a de redistribuição de terras, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais. Propiciando também, análises sobre transformações decorrentes do processo de reestruturação e de ajustes na economia e de seus reflexos sobre o setor.

Para receber e atender melhor os agentes a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares relacionou algumas informações úteis:
- O recenseador sempre estará caracterizado, trajando o colete do IBGE e ainda é possível confirmar a identidade do profissional através do QR Code que está no crachá do mesmo e pode ser lido pelo celular;

- Os profissionais farão questionamento que serão registrados num computado de mão;

- Nenhum dado fornecido pode ser associado à pessoa entrevistada, o Censo trabalha com estatísticas e portanto não há identificação pessoal que possa comprometer os entrevistados;

- Caso o recenseador não encontre o produtor, deixará um folheto ou uma folha de recado, com seu nome e um telefone para contato, visando futuro agendamento.

Para mais informações, acesse www.ibge.gov.br