Alunos de escola do BNH recebem Corpo de Bombeiros para palestra sobre primeiros socorros

[ Por Mônica Moreira | 03/08/2017 ]

A iniciativa encerrou as aulas sobre o sistema nervoso, da disciplina de ciências, ministrada para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.

BOMBEIROS NO JERÔNIMO MONTEIRO

Alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF "Jerônimo Monteiro", localizada no Bairro Novo Horizonte (BNH), receberam os militares do Corpo de Bombeiros de Linhares nesta quarta-feira (2). A visita foi solicitada pelas professoras Andréia Bissoli e Carlene Ferreira, para encerrar o trabalho desenvolvido durante o último trimestre, nas aulas da disciplina de ciências, que trataram sobre sistema nervoso. Os estudantes receberam instruções práticas sobre os assuntos abordados na sala de aula e sobre a importância de realização de primeiros socorros - em casos de acidentes - apenas por pessoas habilitadas, uma vez que movimentos errôneos, conforme estudado, podem causar traumas e lesões graves ou irreversíveis.

Ainda como parte do trabalho das professoras, os alunos receberam há alguns meses, a visita do cantor Elias Wagner, que palestrou sobre a paralisia infantil, também ligada ao sistema nervoso. O cantor linharense, foi acometido da doença e é cadeirante. "Nós professores procuramos trabalhar sempre buscando aliar teoria à prática, pois acreditamos que assim o aluno aprende muito mais, além de levar o conhecimento para o resto da sua vida. Sem contar que esse aprendizado, ele vai levar para seus familiares e outras pessoas do seu convívio", declarou a professora Andréia.

Como parte das aulas, as crianças confeccionaram uma "coluna vertebral", aprendendo de forma dinâmica e lúdica sobre sua importância para o corpo humano. Para Arthur de Souza Bispo, de dez anos de idade, a palestra com os bombeiros contribuiu para tirar dúvidas: "A palestra com os bombeiros me ensinou muito para saber como agir em momentos de acidentes, para não causar uma lesão maior na pessoa. Ajudou também nos conteúdos de prova e o bombeiro nos esclareceu muitas dúvidas", afirmou o aluno.

Durante a palestra e a visita dos bombeiros à escola, o corpo docente contribuiu e também participou ativamente. "Aulas práticas estimulam a curiosidade e interesse dos alunos, além de agregar informação aos seus conhecimentos prévios, que são valorizados, com ações como esta. Essas práticas envolvem e colaboram com o aprendizado de todos: alunos, professores, coordenadores, monitores, todos os envolvidos acabam também adquirindo conhecimento", finalizou a diretora Jaudinéia Tozato.

BOMBEIROS NO JERÔNIMO MONTEIRO