Dia "D" da vacinação antirrábica em Linhares será no dia 2 de setembro

[ Por Mônica Moreira | 03/08/2017 ]

A Vigilância de Zoonoses já percorreu o interior do município imunizando cães e gatos contra a raiva e agora prepara o Dia "D" da campanha.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses está preparando o Dia "D" da campanha de vacinação antirrábica no município. A pasta acatou a recomendação inicial do Governo do Estado em prorrogar para o dia 19 de agosto, porém, como coincidiria com o sábado que antecede o feriado municipal (22 de agosto), a secretaria escolheu o dia 2 de setembro para realizar a campanha.

A Vigilância de Zoonoses já percorreu o interior de Linhares imunizando cães e gatos contra a doença e realiza um levantamento sobre o quantitativo de animais que deverão ser vacinados na sede da cidade. A vacinação antirrábica é a forma de prevenção contra a doença que atinge os animais e pode ser transmitida ao homem, através do contato direto, por arranhões, lambidas ou mordida do animal infectado. A raiva leva a morte.

De acordo com a Vigilância de Zoonoses devem ser imunizados animais a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas que estejam amamentando ou gestantes devem ser vacinadas, desde que sejam contidas nos movimentos bruscos, que podem causar a perda dos filhotes. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar as respectivas carteirinhas de vacinação, e caso ainda não tenham, receberão uma no ato da imunização.

Vale reforçar, dia 2 de setembro, os donos de cães e gatos residentes nos bairros de Linhares, deverão comparecer aos postos de atendimento para vacinar o seu bichinho de estimação.