Reaproveitamento alimentar é tema de projeto em escola do bairro Interlagos

[ Por Mônica Moreira | 14/07/2017 ]

Através das disciplinas de matemática e ciências, eles aprenderam a reaproveitar, produzir receitas alternativas e comercializá-las.

ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA - EMEF APARECIDA LAVAGNOLI

Finalizando o trimestre letivo as professoras das disciplinas de ciências e matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF "Maria Aparecida Lavagnoli", localizada no bairro Interlagos, uniram-se para realizar um projeto com os alunos do quinto ano. Renata Fernanda Dias e Ana Célia Soprani orientaram os estudantes na produção de alimentos alternativos baseados nos conteúdos estudados: grupos dos alimentos, pirâmide alimentar, sistema monetário e fração.

Baseados nas disciplinas e com a realização de pesquisas complementares e extracurriculares, as crianças aprenderam formas de reaproveitamento de alimentos como cascas de frutas, talos de legumes, pão e arroz 'dormidos', dentre outros. "No decorrer do trimestre sempre falávamos com eles sobre os alimentos que jogamos fora. Isso para que eles entendessem o que realmente significa alimentação alternativa", explicou Renata.

Os alunos confeccionaram cadernos de receitas e ao final do trimestre escolheram algumas para serem produzidas, em conjunto com os familiares e vendidas aos demais estudantes da escola. "Este projeto foi importante também no contexto social, porque os alunos contaram com a ajuda dos familiares para produzir as receitas. No dia marcado, convidamos as turmas do primeiro e terceiro anos para comprar os alimentos", disse Ana Célia.

O projeto envolveu os demais funcionários da escola, que participaram ativamente da venda dos alimentos alternativos produzidos. "Tudo foi um sucesso e os alunos assimilaram bem o que foi estudado em sala de aula, dando troco, recebendo e calculando as quantidades. E o melhor de tudo foi a consciência sobre o reaproveitamento de alimentos que na maioria das vezes ia para o lixo", finalizou a professora Renata.

ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA - EMEF APARECIDA LAVAGNOLI