Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura viabiliza parceria com Governo do ES e Sicoob para construir barragens em Linhares

[ Por Alexandre Araújo | Mônica Moreira | 11/07/2017 ]

As cerca de 30 propriedades do Farias e Baixo Quartel que serão beneficiadas com esta parceria terão aumento de oferta hídrica nas respectivas reservas estratégicas.

ASSINATURA BARRAGENSA Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura viabilizou parceria junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), para a construção de duas barragens no município no distrito de Córrego Farias e em Baixo Quartel. A assinatura do termo de cooperação para a contratação dos projetos aconteceu na manhã desta terça-feira (11) no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com as presenças do governador do ES, Paulo Hartung, do prefeito de Linhares, Guerino Zanon, do diretor executivo do Sicoob Leste Capixaba, Alair José Giuriato, do secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, e de representantes das duas comunidades.

A iniciativa será um grande avanço no atendimento às demandas das comunidades do Farias e Baixo Quartel, onde serão realizadas as obras. No total serão aproximadamente 24,2 hectares de área alagada e capacidade de armazenamento de 380.542 metros cúbicos de volume d'água, atendendo a cerca de 30 propriedades no total. Desde o início da atual gestão por determinação do prefeito Guerino o secretário Franco Fiorot esteve reunido com os representantes das duas comunidades para tratar do tema.

De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, as comunidades que serão beneficiadas com a parceria terão aumento de oferta hídrica nas respectivas reservas estratégicas e terão melhores condições na produção agrícola, o que corresponderá ao aprimoramento da qualidade de vida não só dos produtores como dos moradores das regiões beneficiadas.

"O projeto é fruto do esforço conjunto da prefeitura, das Secretarias estadual e municipal de Agricultura e dos produtores que cederam as áreas para a construção das barragens.  Nossa gestão está empenhada em orientar os produtores e dar a eles  as condições necessárias para que tenham mudança na maneira de consumir água, na capacidade de se fazer agricultura de forma sustentável, reflorestar e cuidar das nascentes", disse o prefeito.

"A expectativa é que os reservatórios aumentem a segurança hídrica das duas comunidades que sofreram os reflexos da mais grave crise hídrica já registrada no Estado. As barragens a serem construídas poderão ser usadas para várias finalidades, como abastecimento humano, irrigação e para os animais", destaca o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.

As construções serão realizadas a partir das normas do Programa de Conservação de Água e Solo, inserido no Plano Agro Linhares, do qual a prefeitura assinou Termo de Parceria com o governo estadual e que prevê a execução de barragens coletivas por todo Espírito Santo.

Barragem do Farias III
Área alagada - 9,4 hectares
Capacidade de água armazenada 99.993,98 m³
Propriedades envolvidas - 10

Barragem Baixo Quartel
Área alagada - 14,8 hectares
Capacidade de água armazenada 280.549,06 m³
Propriedades envolvidas - 20


 

 

Mais fotos

ASSINATURA BARRAGENS
ASSINATURA BARRAGENS
ASSINATURA BARRAGENS
ASSINATURA BARRAGENS
ASSINATURA BARRAGENS
ASSINATURA BARRAGENS

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook