Vacinação antirrábica vai começar pelo interior de Linhares

[ Por Mônica Moreira | 10/07/2017 ]

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses é responsável pela imunização de cães e gatos contra a raiva.

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses atuará a partir desta terça-feira (11), na imunização de cães e gatos contra a raiva a partir do interior de Linhares. A vacinação antirrábica é a forma de prevenção contra a doença que atinge os animais e pode ser transmitida ao homem, através do contato direto, por arranhões, lambidas ou mordida do animai infectado. A raiva leva a morte e a estimativa é vacinar 11 mil animais da zona rural.

De acordo com a Vigilância de Zoonoses devem ser vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas que estejam amamentando ou gestantes devem ser vacinadas, desde que sejam contidas nos movimentos bruscos, que podem causar a perda dos filhotes. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar as respectivas carteirinhas de vacinação, e caso ainda não tenham, receberão uma no ato da imunização.

Vale lembrar que esta primeira semana de vacinação contemplará apenas as localidades do interior do município e seguirá o seguinte cronograma:

- Pontal do Ipiranga - no dia 11 de julho as localidades nas margens da Rodovia de acesso ao balneário (fazendas) receberão a visita das equipes nas residências;

- Barra Seca - no dia 13 de julho das 8h às 12 horas, imunização na cabana do Izaías e Colônia de Pescadores;

- Agrovila - dia 14 de julho, das 8h às 12 horas, próximo a escola da localidade.