Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


1ª Semana do Micro e Pequeno Empreendedor teve cursos, workshops e palestras

[ Por Tiago Cau | 19/11/2014 ]

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Linhares.

1ª SEMANA DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDORDepois de uma semana de atividades intensas, chegou ao fim a 1ª Semana do Micro e Pequeno Empreendedor de Linhares que reuniu empreendedores de diversos segmentos em torno de cursos, workshops e palestras que originaram discussões sobre gestões financeira e patrimonial, seminário de crédito e outros temas ligados ao universo do empreendedor.

Foram seis dias de muito aprendizado e de novas oportunidades. O Pregão na Rua, inédito no Estado, e o Seminário de Crédito, foram algumas das atividades que atraíram grande público. A gerente da unidade de acesso aos serviços financeiros do Sebrae, Alinne Zanoni, respondeu dúvidas do empresariado e orientou sobre a tomada de crédito.

"O principal objetivo foi aproximar a micro e a pequena empresa das maiores instituições financeiras do país e mostrar o quê cada banco disponibiliza para cada cliente. Dessa forma, o empresário pode identificar qual o serviço financeiro que atende às necessidades do seu negócio", destacou Alinne.

Mesmo tendo acesso ao crédito, o empresário precisa realizar um planejamento porque a má utilização desse recurso pode prejudicar a saúde do seu empreendimento. Além de organização, é preciso estar atento e não realizar o primeiro financiamento que bater à sua porta, conforme disse Thiago de Paula, coordenador de operações indiretas do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

"É o momento de não aceitar qualquer tipo de negociação. É preciso buscar a melhor taxa, o melhor prazo e não utilizar linhas de pessoa física. É preciso conhecer os serviços do banco que facilitam a vida do empresário", aconselhou Thiago.  Durante a semana de ações, também foi realizado pela primeira vez no Estado o Pregão na Rua para registro de preços de produtos para cama, mesa e banho e material de limpeza.
 
Essa é a primeira vez que a Rodada de Crédito acontece no município. Segundo o empreendedor Paulo César dos Santos, o momento foi importante para o esclarecimento de dúvidas. "O evento foi muito bom porque é comum o empresário imaginar que o crédito é mais difícil do que realmente é. Estou satisfeito por saber que em Linhares temos pessoas preocupadas com o desenvolvimento das pequenas empresas, que geram muito empregos", afirmou Paulo.

Encerramento

No último dia do evento (segunda-feira, 17) promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio, esteticistas e cabeleireiras finalizaram o curso ministrado pelo Senac. Todos receberam certificado.  Os participantes tiveram noções de Marketing e Atendimento ao Cliente. Além disso, também aprenderam sobre "Como controlar o dinheiro do negócio".

"Os participantes nesse curso aprenderam a ter cuidados na exposição dos clientes, cuidados no manuseio dos produtos e, principalmente, na segurança dos dois e como evitar a transmissão de doenças", disse a instrutora de educação em estética do Senac, Carla Fiotot.

A Lucimara Araújo, que trabalha na área em sociedade com seus irmãos, diz que o evento contribuiu e muito para o seu negócio. "O curso foi de extrema importância para meu conhecimento. Aprendi muitas coisas. É uma ótima oportunidade que estamos recebendo". Lucimara disse que pretende ampliar o negócio da família para atrair ainda mais clientes.

Informações para a imprensa

Tiago Cau| tiago.marques@linhares.es.gov.br 
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600

 

 

Mais fotos

1ª SEMANA DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR 1
1ª SEMANA DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR 2
1ª SEMANA DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR 3

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Google+ | Facebook