Último dia de "Comércio Total" teve palestras sobre educação financeira

[ Por Ramon Luz | 25/07/2014 ]

Evento gratuito para pequenos empreendedores durou três dias.

COMÉRCIO TOTAL 3 DIAQuem está apostando ou quer apostar no empreendedorismo para ganhar a vida em Linhares teve uma instrutiva oportunidade nesta semana. De segunda a quarta-feira, o CRAS do bairro Interlagos recebeu o ciclo de palestras gratuito "Comércio Total". Diversos assuntos foram tratados em busca de ajudar os pequenos empreendedores locais em sua jornada.

Após palestras sobre diferenciação, promoção de vendas, uso da internet nos negócios e automação comercial, na segunda e na terça-feira, as finanças tomaram conta do ciclo no último de evento. O consultor do Sebrae e mestre em administração financeira, Abel Fiorot Loureiro, conversou com os participantes sobre controles financeiros para varejo e serviços e formação de preços.

"É fundamental saber lidar com os números para visualizar a real situação da empresa. Isso ajuda a tomar a melhor decisão gerencial em prol da saúde e sobrevivência do negócio no mercado", afirma Abel. Segundo o consultor, saber dar preço ao seu produto ou serviço também está entre as variáveis que definirão o sucesso final. "O preço nada mais é que a soma do custo com os encargos comerciais e a margem de lucro desejada, sem se esquecer, é claro, de considerar o preço da concorrência para se manter competitivo", completa.

"Comércio Total" ficou marcado pela participação de diversos empreendedores que acabaram de começar seus negócios. Entre eles, Margarete Francisca dos Reis, de 39 anos. Após muito tempo trabalhando como faxineira, ela encontrou uma grande motivação para abrir o seu próprio salão de beleza.

"Meu filho, de 11 anos! Sou mãe solteira e quero ter certeza de que posso dar um futuro melhor para ele. Até consigo um bom salário com as faxinas, mas meu corpo não suportaria esse trabalho por muito tempo", explica. No ciclo, Margarete buscava auxílio. "Estou aqui por que preciso de ajuda. Abri meu negócio há pouco tempo e quero orientação. Porque força de vontade eu tenho de sobra", afirma.

O ciclo de palestras gratuito "Comércio Total" aconteceu por meio de parceria entre a Prefeitura de Linhares; Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo - Aderes; Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares - CDL; Nossocrédito; e Sindicato dos Lojistas do Comércio de Linhares - Sindilojistas.

COMÉRCIO TOTAL 3 DIA