Projeto "Empreendedor Local": Prefeitura de Linhares mapeará pequenos negócios do município

[ Por Ramon Luz | 24/07/2014 ]

Mapeamento visa facilitar formalização e qualificação dos empreendedores que atuam nos bairros.

LOGO LINHARES EMPREENDEDORAA Prefeitura de Linhares vai dispor de importantes informações sobre número e área de atuação de empreendedores e micro empreendedores que trabalham no município. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, com o apoio da Faceli - Faculdade de Ensino Superior de Linhares - e da Famol - Federação de Associações de Moradores de Linhares - iniciará um trabalho de mapeamento de pequenos negócios de bairro. Trata-se do projeto "Empreendedor Local."

Estagiários do curso de administração da Faceli, sob a supervisão de professores da instituição e com a ajuda de associações de moradores, passarão por bairros e distritos visitando os empreendedores para cadastramento. Os bairros Interlagos, Santa Cruz e Aviso serão os primeiros a receber o projeto.

Após o mapeamento, o projeto entrará na segunda fase, em que Sebrae e Aderes - Aderes - Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo - são parceiros do projeto para oferecer apoio e qualificação a esses empreendedores. Nesta fase, o projeto também conta com a parceria da Ascol - Associação dos Contadores de Linhares.

"A identificação e mapeamento desses empreendedores permitirá à prefeitura formular estratégias que auxiliem na formalização da atividade e capacitação do empreendedor, no que diz respeito à gestão administrativa e financeira. Os negócios que estiverem na informalidade receberão orientação sobre os benefícios e vantagens de estar formalizado, como possibilidade de emissão de nota fiscal e poder participar de processos de compras governamentais", explica o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto. O projeto faz parte do programa Linhares Empreendedora, que engloba todas as ações da administração municipal em prol dos empreendedores que atuam no município.

Reuniões apresentarão projeto à comunidade

A partir desta sexta-feira, 25, a Secretaria de Desenvolvimento inicia uma série de reuniões com as comunidades que receberão o projeto "Empreendedor Local". Os pequenos empresários poderão conhecer o que o projeto propõe e as vantagens de participar do cadastramento.

As primeiras reuniões já estão marcadas:

Bairro Santa Cruz
Dia e horário: sexta-feira, 25, às 19h
Local: extensão do Cras do Santa Cruz, na Avenida Joaquim Calmon, 508

Bairro Interlagos

Dia e horário: segunda-feira, 28, às 19h
Local: Associação de Moradores do Bairro Interlagos, na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, próximo à praça do Interlagos I

Bairro Aviso

Dia e horário: segunda-feira, 4 de agosto, às 19h